Por ser uma doença com uma gravidade maior, é preciso que cada pessoa da sociedade consiga identificar os devidos sintomas da diabetes e como ela pode afetar o organismo e outras possíveis sequelas que ela pode ocasionar.
A diabetes é uma doença que atinge uma grande parte da população, principalmente quando as pessoas estão ficando mais idosas. Essa doença é de uma gravidade maior quando se associa com outras patologias.
Mas a questão é, será que você sabe mesmo sobre todos os sintomas da diabetes e quais as possíveis consequências de possuir essa doença?
O que é a diabetes?
A diabetes é considerada uma doença crônica que afeta diretamente a produção de açúcar no corpo. Isso afeta diretamente a funcionalidade dos outros órgãos e assim podendo causar problemas severos.
É uma síndrome metabólica que tem ligação direta com a produção de insulina (hormônio metabólico que está direcionado no controle de glicose dentro do corpo). Com essa produção ocorrendo de forma correta, os outros órgãos conseguem trabalhar de forma correta e sem intercorrências de possíveis doenças.
A diabetes é grave quando a pessoa possui outros tipos de doenças, pois ela afeta diretamente a forma que o sangue presente no corpo aja na coagulação de algumas feridas que possam aparecer.
A produção de insulina dentro do corpo acontece de forma natural quando tudo está ocorrendo de forma correta e sem nenhuma alteração. Por ser um hormônio que está ligado diretamente à glicose, que é um carboidrato essencial de fonte de energia, é imprescindível a sua presença no organismo.
O que a diabetes pode causar
A diabetes pode causar danos severos em órgãos essenciais para o funcionamento do corpo humano, assim é de grande importância estar ciente de quais são as consequências diretas no organismo. Assim, pode-se citar as possíveis consequências de possuir a diabetes:
- Doenças cardiovasculares, como o AVC (acidente vascular cerebral)
- Problemas renais
- Interferência na visão e mobilidade
- Neuropatias
- Depressão
- Problemas em cicatrização de feridas e depois de cirurgias
- Surdez
- Hipertensão
Assim é sempre estar em acompanhamento direto com os profissionais de saúde em caso de suspeita de algum tipo de doença no corpo humano, pois assim é possível iniciar um tratamento no início da doença. Com esse tratamento rápido a chance de sucesso na procura da cura é enorme.
Por serem sintomas que apresentam de forma grave, o profissional de saúde precisa estar atento a essas alterações, pois quando se tem uma análise complexa a chance de um diagnóstico preciso é possível tratar de forma rápida. Diminuindo assim as possíveis sequelas futuras e possíveis intercorrências mais graves que precisam de uma intervenção rápida da equipe médica.
Quais são os tipos de diabetes:
Existem alguns tipos de diabetes que atuam de forma diferente dentro do organismo e surgem em momentos diferentes. Assim, são eles:
- Diabetes tipo 1: é aquela considerada menos rara, é a que surge desde o nascimento. Assim, nesse caso é considerada uma doença autoimune, ou seja, o organismo ataca as próprias células presentes no pâncreas afetando diretamente a produção de insulina.
- Diabetes tipo 2 (mellitus): é a mais comum e presente na sociedade, e está relacionada à resistência à insulina ao longo dos anos no corpo humano. Pode estar relacionada aos maus hábitos alimentares. Esse tipo de diabetes faz com que haja um acúmulo grande de glicose dentro do corpo humano.
- Diabetes gestacional: é aquela que acontece apenas durante o período da gravidez e isso acontece quando a placenta acaba produzindo mais hormônios que o normal que bloqueiam a ação da insulina.
- Pré-diabetes: não é considerado possuir diabetes em si, acontece que nesse caso o nível de açúcar dentro do corpo acaba ficando elevado.
Mas nesses casos, como cada pessoa irá reagir ao procurar um profissional de saúde para um diagnóstico mais preciso?
Com isso, possuir as devidas informações faz toda a diferença em como agir de imediato na procura de tratamento, estar bem informado sobre as causas, sintomas e tipos fazem com que a pessoa não seja totalmente leiga nesse assunto. Pois assim, ela consegue buscar a ajuda necessária e iniciar o tratamento para evitar que os casos se tornem graves e geram consequências que podem ser irreversíveis.
Sintomas da diabetes
A diabetes com os seus diversos tipos e como eles atuam dentro do corpo humano pode causar diversos sintomas que precisam sempre ser levados a sério quando se manifestam no corpo. Esses sintomas mais característicos da doença são:
- Boca seca
- Sede excessiva
- Visão embaçada
- Aumento da fome
- Infecções frequentes no corpo (nos rins, pele e até de bexiga)
- Vontade frequente de urinar
- Cansaço fácil
- Formigamento nos pés
Esses sintomas podem aparecer de forma única ou de forma conjunta com outros sintomas, fazendo com que seja mais grave ainda a intercorrência de possíveis casos mais sérios e possíveis de consequências graves.
Os sintomas da diabetes são importantes quando presentes no corpo, isso porque cada pessoa que possui essas alterações pode ser irreversível. Quando surgem os primeiros sintomas, pode ser que a pessoa não associe de forma rápida a diabete e acaba achando que pode ser apenas uma alteração do corpo e que logo pode passar. Isso se torna um dos maiores erros, pois o organismo já está sendo danificado e causando danos em alguns órgãos essenciais para o funcionamento do corpo humano.
Como utilizar a telemedicina para o acompanhamento da diabetes
A telemedicina é uma tecnologia presente nos dias atuais que veio para otimizar o tratamento e acompanhamento de algumas doenças. Ela possui um papel significativo para o sucesso do tratamento das diversas doenças, como a diabetes.
Poder acionar um profissional de saúde por meio de aplicativos se tornou uma ferramenta de grande importância para aumentar a porcentagem de atendimentos e tratamentos das diversas doenças presentes no mundo. O aplicativo da Doutor Acesso é um ótimo exemplo de ferramenta para acompanhar junto ao profissional de saúde das possíveis doenças presentes no corpo.
Quem possui diabetes pode utilizar o aplicativo para marcação rápida de consultas e também de análise de exames, com isso não é necessário esperar um agendamento tardio para iniciar um tratamento. Portanto, o aplicativo possui grande importância em relação ao diagnóstico e continuidade de tratamento.